Minha lista de blogs

A Derrota...



A solidão é reflexo da derrota! Só quem experimentou ou experimenta esse fardo tão inevitável sabe disso. É difícil mentir para o mundo para as pessoas que nos rodeiam, vivemos em uma sociedade onde a derrota é incitável ela é fardo dos fracos.

Então confesso por primeiro, eu sou fraco. A derrota me acompanha todos os dias e volta e meio antes que eu me adormeça passa em minha mente o filme do dia que a derrota tomou lugar do sorriso. Não estou pouco importando com que os médicos e especialistas insistentemente me dizem. Você vai morrer se não mentir pra você mesmo!...

Eu me recuso a mentir, a ignorar, eu não sou uma mentira. Prefiro abraçar a morte a abraçar o fardo que eu menti pra mim mesmo. Não é questão de ser insistentemente orgulhoso, ou como alguns dizem você “é cabeça-dura”. Ninguém sabe o que é viver uma mentira, porque as pessoas se esquecem de o que é a verdade. E passam a viver somente a mentira e a mentira se torna a verdade.

Viver significa aceitar as dificuldades, eu aceito eu perdi e eu humildemente deixo a esperança ir embora para a morte tomar o que é de direito dela. Coração de poeta não é lugar de mentira, no coração de um poeta ou você encontra amor, vida, sonhos e planos ou encontra a dor, a verdade e a morte.

Vou seguir em frente não tenho destino nem endereço que não seja o pedaço de chão que em breve se tornara também o pó que veio a ser...

E com esse ultima publicação encerro o ano no Blog. Até algum dia...

D.L.I.......................................30/11/2012...


Plantando Palavras


Quando se é poeta o coração é o terreno que mais plantamos, os livros que já escrevi e textos são antes plantados no coração. 

É tão difícil olhar no coração e perceber que a rosa que plantei com tanto carinho não me olha nos olhos como antes. Encarar a dor e seguir é fácil..


Difícil é descobrir que eu tenho que tentar arrancar, mas sabe essa rosa criou em mim raízes tão fortes e profundas que a cada vez que tento arrancar é uma dor imensurável. É tarde demais pra arrancar essa rosa.


Eu não tenho escolha se não acostumar com as lágrimas ao sentir o perfume ou ver a belezas que dela vem. 

Algumas pessoas permanecem no coração de uma forma diferente eu tenho que admitir essa velha história de novo de novo e de novo.


Saiba que pra mim da mesma forma é. Imagina antes que me adormeça eu volto sem querer o filme e revejo tudo que me marcou. 

Só não consigo responder as perguntas. E por mais que deseja seguir em frente não encontro o porto seguro..


Sei que sou reflexo do amor de Deus e que ele cuida de mim eu acredito fielmente nisso, mas quando chego há dias como o dia hoje não serei hipócrita nem falso com a dor que me afligi eu confesso que a dor me toma de tal maneira que só posso ver as lágrimas rolarem e rolarem...


Bem geralmente é assim que termino os meus dias, Da mesma forma que o amor não escolhe lugar para morar também a dor não escolhe ela só pega aqueles que estão mais vulneráveis a viver ultimamente abrigo as duas em mim....

Não há amor sem dor....

04/11/2012..D.L.I.    

Será mesmo que existe um Fim??





A lógica ensina que através de todo início existe um fim que contrapões a outros inícios o que nos revela e no leva ao ciclo. Contudo a vida é um ciclo que sabemos onde foi o início o fim já é mistério. O raciocínio lógico nos remete a essa pergunta.

Será que existe fim?

Bem eu não posso responder essa pergunta graças a Deus, eu não controlo o cosmo ou qualquer outra definição de espaço temporal. Mas de uma forma bem analítica podemos refletir a existência do fim.


O fim é importante? Porque desejamos tanto em nos perguntar quando ele vai acontecer? Será que é para aproveitar o meu tempo agora? Ou somente para me preparar para ele? ...


Engraçado pensar no fim quando eu tinha entre 10 e 11 anos eu me lembro de que me diziam que o mundo acabaria no ano novo que era o ano 2000. Estamos em 2012 e escutamos a mesma história doa ano 2000. O que leva-nos a concluir que o homem não importando sua crença ou raça tem medo do fim. O fim é mistério..


Já percebeu que tudo aquilo na vida que leva o homem a barreira do mistério coloca o homem com medo. Porque é uma barreira invisível aos olhos e intocável aos que tem a lógica como fé e verdade, mas, porém aos homens que tem a coragem de como dizia um estimado professor na faculdade que os que acreditam em Deus são “Os homens que entram em uma sala escura para encontrar um gato preto sabendo que ele não está lá, mas eles o encontram!”

A fé em Deus não obstante a raça cor etnia ou filosofia de vida projeta a uma segurança que eu gosto somente de chamar de mistério.


Deus é um mistério só os que têm um coração capaz de fechar os olhos para as logicas científicas do mundo conseguem encontra-lo. 

Ou seja, aquele tem fé não se preocupa com o fim, mas sim com o hoje porque com a fé aprendemos que mesmo que a nossa vida esteja passando por um momento difícil sabemos que Deus cuida de tudo. 

A fé em Deus é o maior desprendimento humano que existe. Porque crer em Deus é como dizer a lógica é campo dos medrosos.

Existe um fim?

Bem a resposta dela vou deixar com você porque a algum meses eu me encontrava em uma congregação almejava ser padre e por aí se vai. 

Eu deixei essa congregação porque eu acreditei fielmente pelas filosofias que eu lia que a lógica é o campo mais seguro porque eu podia tocar, e não há nada mais seguro do que tocar em algo que você possa comprovar. 

Eu cheguei a conclusão comigo mesmo que durante todo o tempo que eu me dizia cristão eu foi enganado e concordava em ser o “trouxa”. Confesso que ter saído do seminário foi uma opção certa naquele momento, porque através desses meses pelas várias dificuldades que passei de saúde, trabalho, estudo e família. 

Eu posso dizer hoje que o cético tornou-se crente porque viu a todos os dias desses 9 meses que nas coisas mais simples por mais que eu estivesse sozinho eu pode sentir e ver com os olhos da fé Deus cuidando de mim. Não quero levar você a mesma experiência que passei que é necessário fazer a experiência de ter os olhos da fé, e deixar de ser como eu era “trouxa” porque não enxergar Deus é mesmo que dizer ao mundo e a todos que sou autossuficiente. E nos não podemos nada sozinhos, se você acha que pode? Deixa de ser “trouxa” porque ser corajoso de verdade é acreditar que os mistérios são obras de Deus e que tudo volta a ele.

O fim não é importante quando temos Deus porque descobrimos que ele é quem cuida de tudo. A felicidade a esperança vem quando deixamos de preocupar com o fim e começamos a preocupar com o hoje porque não adianta viver sem se deixar passar pela via das incertezas elas fazem parte do curso natural do ciclo. A vida só ganha nova forma quando temos a coragem de depositarmos elas aos pés do Deus que cuida de tudo e de todos, porque nos ama e ele é o amor...

D.L.I. 22/11/12...............  


A Irracionalidade






A dor nos torna irracionais, vivo dias como o de hoje que confesso suplicar a Deus. Que meus dias acabem por vez, viver sem a esperança de melhora é viver sem sonhos.

Nunca fui de pensar no amanha, hoje penso cada minuto que passo. Já fui avisado meu tempo está acabando ou eu luto pela vida ou é melhor escolher o meu cemitério.


Posso estar sendo muito radicalista, mas nenhum que se prese ser amigo meu visitou-me em um desses dias que anseio acabar. Dias em que a dor torna-se tão forte que fico irracional contando os minutos para que passe o dia e que meus olhos não se atreva à abrir no outro dia.
Mas da mesma forma que com um tempo para uns tornei-me cabeça-dura e para outro persistente.


Também me tonei solitário, vivo sozinho sem esperança. Embora creia muito em Deus, não é que eu não acredite que ele possa me curar, mas eu não peso cura eu peso que ele me leve. 
Viver sem esperança de mudar, viver sem acreditar no amanha essa é minha maior enfermidade segundo uns dos médicos que acompanham meu caso. Sou jovem, mas embora quanto mais dias eu tenha que entrar em um hospital, rezo para que dele eu saia sem vida.


Posso estar na opinião de alguns, ser ingrato com Deus, mas ninguém como eu viu a morte tão de perto mesmo sendo jovem. Não sei por que melhorei essa é a pergunta que levo todos os dias a Deus. Alguns filósofos afirmam que uma vida sem exames não é digna de ser vivida.

Eu porem afirmo que uma vida sem alegria despejando aos montes sorriso falsos por uma mera psicologia de educação regrada pela sociedade moderna.

Não é vida! Porque embora ainda leve meu corpo pelos lugares eu já estou morto esperando a irmã morte. 

D.L.I...................13/11/2012

Seguindo em Frente...





Desistir não é um ato covarde às vezes, é preciso aceitar que as coisas não estão bem. Não acredito mais na rosa porque ela tem me sufocado diariamente com seus espinhos...

O cansaço de fracassar em tudo. É tão doloroso que não se tem mais motivos. Engraçado perceber que as palavras mentirosas não nos ferem tanto. Mas uma palavra de verdade que nó demonstra o quanto somos falhos....

Não sou dramático, a filosofia me ajudou a tornar-me realista e deixar em acreditar que as montanhas não vão se mover..

Já dizia Freud, que a vida é um sofrimento sem sentido, como também Sartre que a vida é uma paixão inútil..

A inutilidade presente no viver de épocas tão distintas está também hoje de uma forma exacerbada levando-nos a autodestruição...

O homem pode viver sem amor, sem amigos, sem família, mas não pode viver sem alegria ou a paz. Quando a falta desses sentimentos se faz presente não há nada que faça querer mudar o sentido...

Alguns homens não são covardes ao ponto de ceifarem suas vidas, por isso permanecem-na sua overdose de pensamentos inúteis ansiosos somente pela ultima batida do peito...

D.L.I..........11/11/2012...

Esperando esperei a Esperança voltar......






Hoje pela tarde uma criança me fez uma pergunta que me deixou desconcertado e cada vez que eu penso nela é como que seu eu abrisse a minha alma e rasgasse as verdades em mim...

Ela me perguntou... Tio porque você nunca Sorri?

eu podia ter mentido dito um milhão de coisas, mas olhar daquela criança me paralisou e não deixou esconder a verdade....

Eu não falei nada dique em silêncio....Não quis dizer pra ela que não tenho motivos pra sorrir. Que não tenho esperança...

Um homem sem esperança é um homem com metade de sí, porque a outra é enterrada com a tristeza de saber que os seu sorrisos dados ao mundo e aos outros é somente um sorriso passageiro por simplesmente educação.

Não sou falso. Mas também me acostumei com isso sorrir por sorrir.

Quando um poeta descobre que deve se enterrar é um alívio, mas quando ele tem de cavar a própria sepultura, ele morre um pouco a cada dia... Não há dor mais dolorosa do que ver que você está morrendo aos poucos, e não se importa com isso, só esperando o momento final...

Enquanto isso a espera sem foco continua esperando esperar a dor a chaga levar......

D.L.I..........09/11/12.....

É preciso às vezes aceitar o Inevitável....



Agora é questão de tempo, engraçado quando encaramos a morte olho no olho. Bem eu achei que temeria ao vê-la, mas agora a vejo mais como uma amiga do que inimiga...

E com esse encara vem a decisão ou eu luto para vier ou eu a deixo consumindo aos poucos. Mas o mais ao me questionar esse simples fato percebi que a morte não pode matar-me por que eu já estou morto.

Só precisava encarar esse fato, a morte não estava com seu olhar feroz percebi que ela estava chorando. ... Não perguntei porque somente disse a ela você chegou tarde de mais.......

O que ainda falta morrer em mim é o passado, porque todos os dias eu volto o meu olhar para ele especialmente o dia que enterrei meu futuro. Você demorou demais morte. Você não tem mais o que retirar de mim a não ser o passado...

Ela me disse foi isso que eu vim pegar!.... Agora é questão de tempo, a vejo matando meu passado, mas não consigo impedi-la é verdade o que dizem. Eu estou morto por isso à dor é só o da alma por ter acreditado que o amor podia ressuscitar a alegria e a vida que um dia existiu.....

D.L.I. ...... Trecho do testo Presságio de Diego Lacerda 07/11/12

A Noite Escura 2



A noite escura. Vi este termo na noite em que Cristo ia ser entregue. O Getsemani. Noite em que o amado ia ser traído por um amigo, Jesus foi entregue por um beijo é dessa noite que surge a noite escura

A noites como essas em nossas vidas, não foi somente uma noite foi a noite em que o Cristo não conseguiu dormir pela dor humana que afligia o seu sagrado coração...Não vejo maior representação do sofrer psíquico humano mais perfeito que a noite escura que Cristo viveu

Uma dor inconfundível que é a dor do vazio, a dor de perceber que se está sozinho. A dor de perceber que o sol declinou e que por mais que o corpo deseja descansar a psique não permite fazendo-nos ficar alertas.

Essa mesma noite que Cristo passou vivemos. Em certos momentos de nossa vida experiências, porque é impossível passar pela via do amadurecimento sem passar ao menos uma noite esperando inevitável que é a solidão. A solidão leva o ser humano a um alto grau de estresse que o silencia as dores e o cansaço do corpo para que fiquem somente os questionamentos. Até onde? Até quando ficarei assim??

São essas noites que nos aproximam do espelho humano que somos. Pois não resta nada do que a apropria solidão do questionar... Que tudo pode ser diferente... Mas o que diferencia o passar por essa noite escura. É como recebemos o amanhã. O receber o amanha é que demonstramos o quanto aprendemos com a noite escura...

Porque se não aprendemos a receber o amanhecer verdadeiramente transformado ao ponto de não permitirmos que as noites sejam claras.. Virá sobre aquele que não aprende a viver essa noite muitas outras até que aprenda de verdade a Ser um vaso Novo.

Se do pó viemos e retornaremos é necessário aprender que para que o nascer doa dia seja diferente é necessário deixar se modelar a claridade da graça de Deus.. Para que não aja uma mais um vaso quebrado pela inocência do adoecer psíquico que se torna mais forte que a fé. Fé que se torna novo a cada manha. O que muda o amanha é a coragem de mudar e ser novo.

D.L.I, 07/11/12.......................

Amar com tudo o que tenho...


O Poeta e o Filósofo


Uma vez ouvi de um estimado professor. Que a Salvação de um filósofo depende da sobrevivência do poeta. É interessante perceber no meu dia a dia que estes dois personagens em meu ser dão a mão. 

E como um remédio pra alma resta os acordes no meu violão e coração a dizer.. "As vezes no silencio da noite! Eu fico imaginando nos dois"... Mas ele para por aí e começa a refletir e conclui em si. 

No coração ou reina o amor ou o ódio.. Eu tão termino com simples sentir que as coisas e situações que vivi me levaram a ser melhor porque eu deixei a arrogância do filósofo morrer e a simplicidade do poeta reinar...

 Por isso as coisas simples como um simples luar ainda me faz chamar a vida de bela.....

(Capítulo 5 O Poeta e o Filósofo livro Coragem a Força do Coração)de D.L.I. 



Translate